Bugatti EB 16-4 Veyron | |
Construtor: | Bugatti e Volkswagen Group |
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Produção: | 2005 - presente |
Classe: | Super esportivo |
Tipo de Carroçaria: | estrutura tubular, Fibra de carbono (mono coque e as barras atreladas) |
Motor: | central, W16, 64 válvulas, quadriturbo |
Caixa de velocidades: | 7 marchas (DSG) |
Distância entre os eixos (mm): | 2,65 m |
Comprimento (mm): | 4,38 m |
Largura (mm): | 1,99 m |
Altura (mm): | 1,21 m |
Peso bruto (kg): | 1950kg |
Consumo: | 2km/l |
Velocidade máxima: | 416 km/h |
Depósito (l): | 115 |
Modelos relacionados: | CCX, Ultimate |
Modelos similares: | Lamborghini Reventon |
História
As origens deste carro remetem a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4, que significam Ettore Bugatti. O número inicial de cilindros era 18, porém, em 2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros possuia um motor demasiadamente complexo.Motor
Após terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1.001cv de potência. Na realidade, todo motor tem 1.000cv na combustão, só que muito é perdido durante as fases do motor até chegar as rodas. Para isso, foram utilizados quatro turbocompressores e 10 radiadores (que no total levam 40 litros de água, enquanto um carro normal apenas tem um radiador com 2 litros), dois refrigeradores de ar-líquido, além de a injeção de combustível ser direta. O resultado é: 1001 cv aos 6000 rpm, torque de 127,4 m.kgf aos 2200 até os 5500 rpm.
O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros, cuja origem remonta a Ettore Bugatti que combinou 2 motores em V de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma grande potência. Essa potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de 0 a 288 km/h em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis. Ao todo são 64 válvulas,mais conhecido por ter a capacidade de atingir 407,14km.
Aerodinâmica
Com bastante tecnologia, ele também tem uma boa aerodinâmica, o que não o deixa sair decolando. Para manter uma boa sustentação sem perder coeficiente aerodinâmico, o Bugatti Veyron contém três tipos de rodagem. Neles o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados o suficiente para essa maquina ganhar o premio de melhor estabilidade do mundo.- No primeiro modo, seu aerofólio está retraído e o carro está a 124 mm da pista.
- No segundo modo, aos 220 km/h, o carro baixa para 78 mm na frente e 94 mm na traseira. Pequenos defletores na frente se abre e seu espoiler sobe 30 cm, num ângulo de seis graus. Este modo permite chegar aos 370 km/h.
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